domingo, 26 de abril de 2009

Estudo mostra que mais de 20% das crianças brasileiras têm anemia


O Ministério da Saúde divulgou nesta sexta-feira estudo que mostra que 20,9% das crianças brasileiras com menos de cinco anos têm anemia. De acordo com a PNDS 2006 (Pesquisa Nacional de Demografia e Saúde da Criança e da Mulher), 29,4% das mulheres entre 15 e 49 têm anemia. A pior situação é na região Nordeste, onde 25,5% das crianças e 40% das mulheres apresentavam anemia.

"Embora não tenha sido observada associação estatística entre a classificação econômica e a prevalência de anemia entre crianças, observa-se menor percentagem de anêmicos nas classes A e B", afirma o estudo.

A pesquisa mostrou ainda que 17,4% das crianças e 12,3% das mulheres têm insuficiência de vitamina A. Em crianças, a maior incidência foi no Sudeste (21,6%), seguido pelo Nordeste (19%).

A hipovitaminose A e a anemia podem causar redução da imunidade a infecções, problemas de desenvolvimento e até retardo mental e cegueira. Foram analisadas 3.455 amostras de sangues de crianças e 5.699 de mulheres para o teste de anemia e 3.499 amostras infantis e 5.698 de mulheres para o teste de hipovitaminose A.

Rural

De acordo com a coordenadora de Políticas de Alimentação do Ministério da Saúde, Ana Beatriz Vasconcellos, a pesquisa mostra que a incidência das duas doenças são maiores nas áreas urbanas do que nas rurais. "Isso provavelmente é devido a uma alimentação mais natural", afirmou.

Segundo a coordenadora, índices acima de 20% indicam níveis moderados de incidência das doenças e, abaixo de 20%, níveis leves.

Nenhum comentário:

Postar um comentário