quarta-feira, 13 de maio de 2009

Essa é a nossa realidade!

Ontem, no meu local de trabalho, assisti a seguinte cena. Uma jovem gestante, que estava toda feliz e orgulhosa porque o seu parto está marcado para esta sexta feira, foi no laboratório buscar o exame de sangue do seu marido. Por coincidência eu estava no laboratório no momento, e vi quando a resposável técnica por ele pediu para ter uma conversa a sós com a paciente. O exame de HIV do marido dera positivo. Confesso que passei o restante do dia e da noite pensando na mulher. Me perguntava como foi a reaçao dela? Como foi quando ela chegou em casa? Como ela deu a noticia pro marido? Será que ele já sabia? E o bebê? E os exames de pré-natal? Um turbilhão de perguntas passava pela minha cabeça.
Essa realidade é muito mais presente do que imaginamos! Quantas esposas e maridos descobrem que o seu (sua) conjuge transmitiu o vírus a ela? Chega a me dar medo.
Temos aquele estereótipo de que os portadores do vírus de HIV são somente os homossexuais, profissionais do sexo e usuários de droga. Mas a verdade é que cada dia mais os(as) casados(as) estão fazendo parte desta estatística!
Precisamos fazer uma campanha diária para o uso de preservativo! Independente do tipo de relação que os nossos pacientes e conhecidos tenham!

Nenhum comentário:

Postar um comentário