terça-feira, 7 de julho de 2009

Pessoas que sofreram abuso na infância têm maior risco de câncer, diz estudo

01 de julho de 2009 (Bibliomed). Um estudo publicado na edição de julho da revista científica Câncer indica que o abuso físico na infância está associado a elevadas taxas de câncer na idade adulta. Realizado por especialistas da Universidade de Toronto, no Canadá, a pesquisa apontou que pessoas que são abusadas fisicamente na infância têm 49% mais chances de desenvolver um câncer na idade adulta.

"Poucos falam sobre abuso físico na infância e câncer no mesmo fôlego", destaca a pesquisadora Esme Fuller-Thomson. "De uma perspectiva de saúde pública, é extremamente importante que os médicos estejam conscientes de todo o conjunto de fatores de risco para o câncer. Esta pesquisa oferece novos conhecimentos importantes sobre uma potencial relação entre abuso na infância e câncer", complementou a especialista.


Os resultados indicaram que essa relação permanecia significativa após considerar três potenciais fatores que poderiam interferir no estudo – estressores na infância, comportamentos de risco na idade adulta (tabagismo, sedentarismo, consumo de álcool) e status socioeconômico na idade adulta.

Os pesquisadores destacam que vários fatores psicofisiológicos poderiam ajudar a explicar essa relação. "Um importante caminho para estudos futuros é investigar disfunções na produção de cortisol – o hormônio que nos prepara para "luta ou fuga" – como um possível mediador na relação entre abuso e câncer", explicou a pesquisadora Sarah Brennenstuhl, co-autora do estudo.

Fonte: University of Toronto. Press release. 25 de junho de 2009.

Nenhum comentário:

Postar um comentário