quinta-feira, 16 de julho de 2009

Terapia hormonal eleva chances de câncer no ovário

Riscos existem mesmo para quem fez reposição por menos de quatro anos


Mulheres que fazem terapia hormonal ou que fizeram reposição recentemente estão mais propensas a desenvolver o câncer de ovário no ovário do que mulheres que nunca realizaram o tratamento. Essa é a conclusão um novo estudo da Rigshospitalet, Copenhagen University, na Dinamarca, e publicado na revista da American Medical Association .

Os cientistas avaliaram mais de 900 mil mulheres, com idades de 50 a 79 anos. Após uma média de oito anos de acompanhamento, foram registrados mais de 3 mil casos de câncer ovariano. Comparado com as mulheres que nunca fizeram reposição hormonal, aquelas que fizeram o tratamento apresentaram quase 40% mais chances de desenvolver esse tipo de câncer.

Segundo a pesquisa, o aumento no risco foi observado independentemente da dose ou formulação de hormônio, se foram tomados por via oral, através de adesivos ou por aplicação vaginal, ou se o tratamento incluiu apenas estrógeno ou associou estrógeno e progesterona.

Os pesquisadores sugerem que nenhum tipo de hormônio parece seguro em relação ao desenvolvimento do câncer de ovário até mesmo quando o uso foi inferior a quatro anos, o risco existe. Pesquisas anteriores não haviam encontrado um aumento dos riscos da doença quando o hormônio foi administrado por um período inferior a cinco anos.

Nenhum comentário:

Postar um comentário