sexta-feira, 18 de setembro de 2009

Derrames em crianças são muito mais comuns do que se acreditava, diz estudo

Derrames em crianças são raros – cerca de 2,4 por 100 mil crianças por ano nos Estados Unidos –, mas é de duas a quatro vezes mais frequente do que se pensava, segundo estudo publicado na última edição da revista Stroke. De acordo com especialistas da Universidade da Califórnia, apesar de não ser muito frequente, a condição merece atenção especial, por ser uma importante causa de incapacidade na criança.

As estimativas anteriores eram baseados em pesquisas de códigos diagnósticos de hospitais, o que, segundo os especialistas, perdia muitos casos de derrame nas crianças. No novo levantamento, foram pesquisados registros de 2,3 milhões de crianças e adolescentes com menos de 20 anos da base de dados da instituição médico-científica Kaiser Permanente. A partir disso, foram avaliados não apenas os diagnósticos, mas expressões chave nos relatórios radiológicos e registros médicos.

“Nossa taxa geral de incidência de derrame isquêmico de 2,4 por 100 mil pessoas-ano é duas a quatro vezes maior do que a estimativa anteriormente publicada em crianças nos Estados Unidos que também incluiu derrames perinatal” concluiu a pesquisadora Nidhi Agrawal.

Nenhum comentário:

Postar um comentário