As mulheres precisam ter cuidado com o uso de pílulas anticoncepcionais, pois a maioria delas não utiliza medicamentos seguros e acaba escolhendo marcas com alta composição, aumentando o risco de sofrer tromboses, apesar de a incidência absoluta desta continuar sendo baixa.
De acordo com dois estudos realizados pela Clínica Ginecológica de Rigshospitalet, em Copenhague, e outro pelo Centro Médico da Universidade de Leiden, na Holanda, os efeitos de diferentes pílulas anticoncepcionais, em dez milhões de mulheres entre 1995 e 2005, fizeram com que 4,213 desenvolvessem tromboses venosas.
“As mulheres, antes de iniciar o uso da pílula, devem consultar um ginecologista para obter mais informações sobre a medicação mais indicada”, ressalta a fisioterapeuta e tutora do Portal Educação, Tatiana Leme.
As pílulas mais seguras, segundo o estudo, são aquelas que contêm Levonorgestrel combinado com uma pequena dose de estrogênio. Foi constatado que os medicamentos contraceptivos orais que continham unicamente progesterona como o DIU, não estiveram associados a nenhum aumento do risco de trombose venosa.
Hebdomada Papae, o boletim em latim do Vatican News
-
As notícias do Vaticano em latim. Nesta edição: publicada a quarta
encíclica do Papa “Dilexit nos”, o convite de Francisco para que a ciência
e a fé guie...
Há um mês
Nenhum comentário:
Postar um comentário