14 de agosto de 2009 (Bibliomed). Diversas dúvidas existem ainda acerca da terapia de reposição hormonal na pós-menopausa. Pesquisadores americanos avaliaram os resultados do estudo Women's Health Initiative que testou os riscos e benefícios do uso de estrogênios eqüinos conjugados, com ou sem acetato de medroxiprogesterona em mulheres logo após a menopausa.
O índice de lesão para câncer de mama e para câncer em geral foi comparativamente maior em mulheres que iniciaram a terapia hormonal logo após a menopausa em ambos os grupos. O uso de estrogênio eqüino conjugado aumentou o número de acidentes vasculares encefálicos (AVEs, ou derrames cerebrais) e tromboembolismo venoso, e reduziu as fraturas de quadril. Os resultados do uso de estrogênio associado a progestínico em mulheres logo após a menopausa foram semelhantes para tromboembolismo venoso, AVE e fratura de quadril, porém, apresentaram aumento tardio nos casos de câncer de mama e câncer em geral.
Esta análise dá um pequeno suporte para a hipótese de que há benefícios em relação à doença coronária e à saúde em geral considerando-se os índices de risco para mulheres que iniciaram a terapia hormonal logo após a menopausa.
Fonte: American Journal of Epidemiology. Volume 170, Number 1, 2009. Pages 12-23
Hebdomada Papae, o boletim em latim do Vatican News
-
As notícias do Vaticano em latim. Nesta edição: publicada a quarta
encíclica do Papa “Dilexit nos”, o convite de Francisco para que a ciência
e a fé guie...
Há um mês
Nenhum comentário:
Postar um comentário