quinta-feira, 18 de junho de 2009

Brasileiro sabe que camisinha evita Aids, mas uso apresenta queda

O brasileiro possui um elevado índice de conhecimento a respeito das formas de infecção e prevenção da Aids. Ao menos 95% deles sabem que a camisinha é a melhor forma de se evitar a doença. O problema é que o uso do preservativo vem caindo nos últimos anos, segundo estudo divulgado nesta quinta-feira pelo Ministério da Saúde.

Os dados são fruto do estudo denominado "Pesquisa de Comportamento, Atitudes e Práticas da População Brasileira", feito a partir de dados colhidos junto a 8.000 pessoas de todas a regiões do país da faixa etária entre 15 anos e 64 anos. A pesquisa foi feita entre setembro e novembro de 2008.

Segundo o estudo, 92% dos entrevistados sabem que uma pessoa com aparência saudável pode estar infectado pelo HIV. Para 80,5% dos entrevistados ter um parceiro fiel e não infectado reduz o risco de transmissão do vírus.

Em contrapartida, a pesquisa identificou uma tendência de queda no uso do preservativo. Levantamento semelhante feito em 2004 apontou que 51,6% dos entrevistados disseram usar camisinhas em parcerias eventuais. Esse índice passou para 46,5% em 2008.

Recortes

Os dados da pesquisa são abrangentes. Outro recorte revela que sexo casual vem crescendo e, atualmente, atinge perto de 9% de todos os entrevistados. Estudo parecido feito em 2004 revelou que o índice era de 4%.

O estudo informa ainda que 11% das pessoas que mantêm relacionamento estável não praticaram sexo durante um período de 12 meses.

Ao menos 7,3% dos brasileiros já fizeram sexo com pessoas que conheceram pela internet. Entre os homens, 10,3% afirmaram ter feito sexo com ao menos um parceiro que conheceu pela internet durante o período --para as mulheres, a taxa é de 4,1%.

Segundo o levantamento na primeira relação sexual de suas vidas, os homens se preocupam mais em usar a caminha que as mulheres e a proteção é mais lembrada por jovens que pelos mais velhos no momento de ir para a cama com alguém pela primeira vez.

Um comentário:

  1. Muito interessante os dados deste texto, li algo semelhante no terra e achei o cúmulo.
    O sexo casual e o acesso ao conhecimento da sexualidade, aumentaram muito, o esperado era que o uso de preservativos acompanhasse essa subida.
    O povo está brincando com coisa séria.

    ResponderExcluir