terça-feira, 31 de março de 2009

19% dos pacientes têm queixas da rede privada

Pesquisa Ibope realizada a pedido da Secretaria de Estado da Saúde de São Paulo aponta que 19% dos usuários da rede privada de hospitais têm alguma queixa sobre o atendimento prestado. O levantamento foi realizado no mês de janeiro e ouviu 1.512 pacientes.

De acordo com a pesquisa, 20% dos pacientes reclamam da demora no atendimento oferecido na recepção dos hospitais, 14% reclamam da morosidade dos médicos, 10% fazem queixas em relação ao serviço realizado pelos enfermeiros e 11% criticam outros funcionários.

Além disso, 12% dos entrevistados reclamam da forma como os médicos fazem o atendimento durante as consultas.

Outro dado criticado pelos pacientes ouvidos é a demora na entrega dos exames e a desorganização na triagem dos pacientes que chegam ao hospital.

A pesquisa aponta ainda que 7% dos usuários se queixam da falta de preparo dos funcionários, incluindo médicos, recepcionistas e enfermeiros. A falta de médicos especialistas também consta do rol de reclamações dos pacientes.

A nota média atribuída ao atendimento recebido no serviço privado de saúde foi de 8,5 -o serviço público recebeu nota média de 7,9.

Segundo Nilson Paschoa, secretário-adjunto da Saúde, o principal objetivo da pesquisa foi entender o que pensa e como pensa o usuário da saúde privada, para que a secretaria possa pensar em ações de melhoria do sistema público.

"Já trabalhamos com uma grande migração de pacientes das classes alta e média para o SUS. Antes isso era impensável. Com isso, aumenta a nossa obrigação, temos de redobrar os esforços, porque passamos a ser avaliados por um público muito mais exigente no que diz respeito à qualidade dos serviços oferecidos", diz Paschoa.

Superlotação

Hospitais das classes A e B de São Paulo, por exemplo, enfrentam superlotação dos leitos para internações. Instituições como o Albert Einstein e o Sírio-Libanês já registram, em alguns dias da semana, ocupação máxima, o que leva pacientes a enfrentarem longa espera no pronto-socorro ou a serem transferidos para outros hospitais.

O Nove de Julho e o Samaritano também vivem situações semelhantes.

O médico Henrique Moraes Salvador Silva, presidente da Anahp (Associação Nacional de Hospitais Privados) foi procurado ontem pela Folha, mas não foi encontrado em seu consultório. Segundo a assessoria de imprensa da Anahp, apenas Silva estava autorizado a falar em nome da instituição.

Nenhum comentário:

Postar um comentário