terça-feira, 10 de março de 2009

Já ouviu falar no teste do olhinho?


O teste do olhinho permite diagnosticar um tumor que surge nos olhos até o terceiro ano de vida.

Não é de estranhar que pouca gente tenha ouvido falar na doença, afinal, ela atinge apenas 400 crianças brasileiras anualmente. Mas não é por isso que o retinoblastoma merece menos atenção. Ao contrário: perceber que o problema se instalou nos olhos do seu filho é essencial para preservar a visão dele. E não é nada complicado flagrar esse tumor, como você verá a seguir.

Antes de descobrir como diagnosticá-lo, saiba que o retinoblastoma é um tumor maligno que surge na retina – ele pode estar presente quando a criança nasce ou surgir até o terceiro ano de vida. “Após os 4 anos, o risco cai muito. São raros os casos”, ressalta Sidenei Epelman, presidente da Associação para Crianças e Adolescentes com Câncer (Tucca).

Para detectá-lo ainda na maternidade, é importante fazer o teste do reflexo vermelho – também conhecido como teste do olhinho – logo que o bebê chega ao mundo. O médico projeta um feixe de luz sobre os olhos da criança e observa se algum empecilho bloqueia o trajeto do raio. É simples, rápido e indolor. Caso a doença se desenvolva depois de alguns meses, um exame de fundo de olho, realizado pelo oftalmologista, poderá surpreendê-la.

Mas importante mesmo é que os pais estejam atentos. É que esse câncer dá um sinal perceptível a olho nu: um reflexo branco na pupila, chamado de leucocoria, o popular olho de gato. Ele pode aparecer em um olho só ou nos dois – tirar uma fotografia da criança ajuda a enxergá-lo. “Outros sintomas que podem estar relacionados ao retinoblastoma são o estrabismo e os olhos vermelhos”, aponta Sidnei Epelman. Segundo o especialista, é preciso que os pais mantenham os olhos abertos e levem a criança ao oftalmologista. “O diagnóstico precoce pode evitar a perda da visão”, alerta.

Nenhum comentário:

Postar um comentário