terça-feira, 10 de março de 2009

Governo faz lista de plantas medicinais que poderão ser usadas no SUS


Relação, que conta com 71 plantas, deverá ser atualizada periodicamente.
Medicamentos são aprovados pela Anvisa.



O Ministério da Saúde elaborou uma lista com 71 plantas que poderão gerar produtos usados pelo Sistema Único de Saúde (SUS). Entre as plantas estão alcachofra (para ajudar na digestão) e unha-de-gato (para dores nas articulações).

Segundo reportagem da Agência Brasil, o objetivo da Relação Nacional de Plantas Medicinais de Interesse ao SUS (Renisus) é orientar estudos que possam subsidiar a elaboração da relação de fitoterápicos disponíveis para uso da população, com segurança e eficácia para o tratamento de determinadas doenças. A relação deverá ser revisada e atualizada periodicamente.

O SUS pretende ampliar a lista de medicamentos fitoterápicos disponíveis na assistência farmacêutica a partir deste ano. Hoje, são oferecidos fitoterápicos derivados de espinheira santa (para gastrites e úlceras) e de guaco (para tosses e gripes).

Os fitoterápicos são os medicamentos obtidos a partir de matérias-primas ativas vegetais. Os medicamentos desse tipo usados pelo SUS são aprovados pela Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa).

O Programa Nacional de Plantas Medicinais e Fitoterápicos, instituído em dezembro de 2008, tem como objetivo inserir, com segurança, eficácia e qualidade, plantas medicinais, fitoterápicos e serviços relacionados à Fitoterapia no SUS. O programa busca também promover e reconhecer as práticas populares e tradicionais de uso de plantas medicinais e remédios caseiros.

2 comentários:

  1. Poderia ter a lista dos fitoterápicos nesse site!
    Professores de escolas divarsas podem pedir aos seus alunos pesquisarem fitoterápicos e pesquisarem bem nesse site!

    ResponderExcluir
  2. Também gostaria de encontrar a lista!!!!!!!!!!!1

    ResponderExcluir