segunda-feira, 9 de março de 2009

Estresse é genético?


Filho de estressado...
...estressadinho é! O comportamento típico de quem está sempre com os nervos à flor da pele pode ser determinado pelos genes. Uma boa saída é ter consciência disso e não esquentar a cabeça.



O cabelo é da mãe e os olhos, sem a menor dúvida, são do avô. Mas esse jeito meio irritadiço e ansioso com certeza ele puxou do pai. Pois é, no caldeirão de genes que se derrama, por assim dizer, da família para os descendentes, alguns ingredientes vão além das características físicas do rebento. A mistura genética determina a predisposição para desenvolver vários problemas desagradáveis da miopia ao colesterol alto e até, veja só, aspectos comportamentais, como aqueles esboçados por quem parece viver estressado por qualquer bobagem.

Mas que fique claro: "Não estamos falando aqui daquela sensação de alerta que nos prepara para reagir de pronto diante de situações de tensão ou risco uma resposta natural do organismo", explica o psiquiatra Leonardo Gama Filho, chefe do Serviço de Saúde Mental do Hospital Municipal Lourenço Jorge, no Rio de Janeiro. A história aqui é de quem fica constantemente desgastado com fatos insignificantes ou se preocupa além do normal no dia-a-dia. Pode ser mesmo uma herança maldita.

Nenhum comentário:

Postar um comentário